Compare as listagens

Dicas simples e práticas para fazer uma horta em casa ou simplesmente trazer um pouco de natureza para o seu lar

Dicas simples e práticas para fazer uma horta em casa ou simplesmente trazer um pouco de natureza para o seu lar

Nunca a natureza nos fez tanta falta! Porque há um vírus há solta que mesmo não o vendo tememos que nos apanhe na curva, porque a vida é uma correria, porque não temos os jardins e quintais que os nossos pais e avós tinham. Mas com criatividade tudo se consegue! Vamos dar-lhe dicas simples e práticas para que possa fazer uma horta em sua casa ou simplesmente trazer um pouco de natureza para o seu lar. A partir daí, adapte as sugestões de que mais gostar e que lhe parecerem enquadrar-se melhor no seu lar. Misture criatividade, combine o seu estilo – campestre, tropical, escandinavo, rústico… e daqui a dias festeja a vida e a natureza!

Com pouco espaço, a sugestão primordial é a construção de uma horta vertical. É uma forma de reinventarmos o espaço existente.

No entanto, e se uma horta é um passo que não pode dar, pode colocar algumas plantas espalhadas pela casa reaproveitando locais como as janelas, uma estante mais vazia…

Vamos dar-lhe já de seguida dicas para construir uma horta, mas todas estas dicas poderão ser aproveitadas por quem simplesmente pretende ter mais plantas em casa sem construir uma horta propriamente dita.

Dica número 1: Escolha o melhor local

Pensando numa horta, escolher o local envolve pensar num local que apanhe luz mas não de forma direta e que apanhe algum ar sem ser de mais. Porque o vento pode fazer estragos na sua horta.

Dica número 2: Escolha os materiais

De acordo com o espaço que tem, escolha os materiais e/ ou estruturas. Há uma grande variedade de materiais e estruturas há venda, no entanto, e porque estamos também mais conscientes da importância de pensarmos no planeta, a nossa sugestão é que sempre que possível reaproveite materiais. E quase tudo é possível! Desde materiais como galochas, regadores, frascos de alimentos, caixas de plástico a estruturas como bancos que já não precisamos, escadas, mesas de centro ou de canto… Tudo misturado poderá resultar numa bela horta!

Referimos que tudo o que servir de vaso deve ter furos por baixo para que possa escoar a água em excesso. Coloque tampas de frascos, de caixas de guardar alimentos… como pratos para que a água em excesso, aquando da rega, aí fique.

Dica número 3: Escolha as espécies

Aqui depende se quer plantas para embelezar ou se pretende fazer sementeiras de ervas aromáticas, legumes e outros alimentos para consumo.

Independentemente do que preferir plantar informe-se dos cuidados que cada planta necessita para avaliar o tempo que terá que dispor e posicione as que precisam de mais luz perto da entrada de luz e as que precisam de mais cuidados em sítios fáceis e a um nível de altura adequado para lhe facilitar depois o dia-a-dia.

Se tem pouco tempo para dispor em rega, saiba que suculentas e catos precisam de ser pouco regados e há ervas aromáticas comos os coentros que exigem pouca água. Atenção a algumas plantas como os tomateiros que podem exigir algum suporte ao longo do seu desenvolvimento.

 

Posts relacionados

10 dicas para decorar um quarto pequeno

Independentemente das suas habilidades de organização, decorar um quarto pequeno pode apresentar...

continue lendo

6 Dicas para alugar o seu imóvel de forma rápida

Vivemos tempos difíceis. A economia parou. Muitas famílias perderam os seus rendimentos de forma...

continue lendo

O seu guia de mudança – Parte 1

Com a mudança de casa há muito a fazer, mas essas dicas vão ajudar a manter-se dentro da...

continue lendo

0 thoughts on “Dicas simples e práticas para fazer uma horta em casa ou simplesmente trazer um pouco de natureza para o seu lar”

  • Dicas simples e práticas para fazer uma horta em casa ou simplesmente trazer um pouco de natureza para o seu lar | ImoSpot – Encontre aqui a sua nova casa!

    $ s em$ s

    […] Fonte: Unicasas […]

    Responder

Junte-se à discussão